A Idealizadora

Ceres Moura

Visite o blog clicando aqui e curta minhas visitas à Mãe Índia. EM BREVE!

TEMPO DE APRENDER

 

Nasci em 9 de agosto de 1960, em família kardecista. Fui iniciada por meus pais nos conceitos de reencarnação, karma e dharma logo na primeira infância. Aos 5 anos aprendi com minha mãe, médium de cura, a arte de fluidificar a água e ministrar passes de limpeza energética para tratar a saúde, ferramentas que aplico até os dias atuais. 

Aos 14 anos ingressei para a Igreja Messiânica, fé de origem japonesa. Fui iniciada na Arte do Johrei, irradiação da energia de cura pelas mãos, para purificação do corpo espiritual pela luz divina. Recebi treinamento para ser Assistente de Culto, tendo permanecido atuante por 4 anos.

 

Descobri o yoga ainda menina lendo e imitando imagens que via na Revista Planeta que meus pais colecionavam. Por volta dos 16 anos ganhei da mamãe o livro "Yoga para Nervosos" do Prof. Hermógenes, na intenção de me auxiliar a domar minha natureza leonina. Passei a ler avidamente tudo sobre yoga que me chegava e logo me apaixonei por essa arte-ciência-filosofia.  

Aos 17 anos fui iniciada na meditação Rája Yoga da Brahma Kumaris, em Sidney - Austrália, onde morei por 3 anos. Foi na Austrália onde entrei em contato pela primeira vez com comunidades alternativas, praias naturistas, culinárias exóticas e movimentos políticos contra a opressão social, conceitos que definitivamente influenciaram meu jeito de ser e estar no mundo.

De volta ao Brasil em 1980 iniciei práticas regulares de Swásthya Yoga em Brasília, e por influência do modo de vida yogi e um certo despertar, aos 20 anos tornei-me vegetariana. Em 1982 mudei com meu companheiro, estudante de Medicina, para Montes Claros - Norte de Minas, onde morei por 4 anos. Lá vivenciamos e compartilhamos intensamente os fundamentos do efervescente movimento alternativo. 

 

Orientada e treinada pela saudosa Profª Zezé Silveira, em 1984 certifiquei-me Instrutora de Yoga pelo Curso de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ministrado pelo professor DeRose. Naquela época era o em que mais atraia jovens em todo Brasil, por ser um estilo de yoga bem completo, bonito, elegante e dinâmico. Pratiquei Swásthya Yoga durante 17 anos.

Com espírito de pesquisa e liberdade segui bebendo de diversas fontes e sempre me aprimorando, ampliei meus conhecimentos com professores renomados do Brasil e do mundo, dentre eles:

  • Iyengar Yoga: Gustavo Ponce, Luceni Bortolatto, Robyn Findler, Silvio Nunes.

  • Ashtanga Yoga: Clayton Horton, Valéria Lemos.

  • Power Yoga: Juan Anguiano, Anderson Allegro.

  • Swásthya Yoga: Sérgio Luiz DeRose, Rogério Brant, Sérgio Santos, Zezé Silveira.

  • Kundalini Yoga: Subagh Kaur, Boddhi Chandra.

  • Yoga da Voz : Alba Lírio, Silvia Nakashi, Ana Borges.

  • Anatomia do Yoga: Cláudio Fernandez, Luceni Bortolatto, Márcio Abatipietro, Priscilla Almeida.

  • Filosofia, História do Yoga e Tantra: Prof. DeRose, Carlos Eduardo G. Barbosa, Joseph e Lilian Le Page.

  • Ásanas e Meditação: Pedro Kupfer, André De Rose, Anderson Allegro, Miguel Devadatta.

  • Yoga Sútra e Bhagavad Gita: Carlos Eduardo Barbosa, Giridhari Das, Chandra Adwaita e Sadhu Sanga.

  • Yoga na Educação: Maurício Salém; Yoga do Riso: Jesus Reggeti; Yoga Tibetano: Eneida Caetano.

  • Yoga para os Olhos: Maria Luiza, Alexandre Pimentel.

  • Mantras: Alba Lírio, Chandra Lacombe, Carlos Cardoso, Cláudio Vinícius,  Anand Arun.

 

Em 2005 cursei Anatomia do Yoga e Aperfeiçoamento na Prática de Ásanas, dentro da metodologia do Iyengar Yoga, ministrado pela Profª Luceni Bortolatto, do Espaço Iyengar Yoga, em Brasília.

 

Em 2006 recebi iniciação em Kriya Yoga, sendo abençoada pelas mãos do Swami Paramahamsa Prajñanananda, discípulo direto de Swami Hariharananda, atual sucessor mundial da linhagem de Paramahansa Yogananda e Babají.

Em 2007 recebi iniciação em Rája Yoga, pelo Suddha Dharma Mandalam, das mãos do Acharya Miguel Devadatta, sob auspiciosa proteção dos Mestres da Grande Fraternidade, dos Himalayas.

Em 2008 conclui minha segunda Formação de Instrutores de Yoga Terapia Integrativa, no Centro de Yoga da Montanha Encantada, com Lílian e Joseph Le Page.

 

Em 2008, conclui também Formação de Doulas, pela ONG Doularte, em Brasília - DF, com Lívia Penna Firme e Renata Beltrão.

Em 2009 fiz minha 1ª jornada de autoconhecimento à Índia, onde fiquei por 45 dias mergulhada em estudos e vivências de Ayurveda e Yoga. No final de 2014 e início de 2015 fiz minha 2ª jornada, tendo ficado por 16 dias no Nepal e por 4 meses na Índia, peregrinando por cidades sagradas, templos, Escolas de Yoga e Ayurveda.

 

TEMPO DE ENSINAR

 

Desde 1984 ministro aulas de yoga para adultos, jovens, crianças e terceira idade. A partir de 1986 passei a dar Yoga para Gestantes com preparo para o Parto Natural, já tendo acompanhado algumas amigas e minhas filhas em partos domiciliares e hospitalares. Tenho três filhas e cinco net@s nascid@s de parto normal e criad@s dentro dos preceitos do yoga e vegetarianismo.

Ao longo da minha trajetória ministrei dezenas de workshops, vivências e palestras de Yoga, Nutrição Consciente, Terapias Naturais e Qualidade de Vida, falando para o público de diversas cidades dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, Paraíba, Ceará, Goiás e Distrito Federal.

Dentre os temas de Yoga que ministrei em workshops e eventos realço:

  •     Yantras, Mantras e Mudrás

  •     Fisiologia Sutil: Nadís, Chakras e Kundaliní

  •     Karma e Dharma: Transforme sua Vida      

  •     Viva a Menopausa com Saúde 

  •     Ativação do Sistema Hormonal

  •     Yoga: História, Filosofia e Técnicas

  •     Cultura de Paz e Cidadania: Auto Estima, Valores e Desenvolvimento Social

  •     Sexualidade e Sexo Seguro, Através das Culturas e dos Tempos

  •     Yoga para CRianças

  •     Yoga para Reduzir o Stress

  •     Tantra Yoga para Mulheres

  •     Tantra Yoga para Casais Conscientes.

Também atuei como facilitadora de Yoga para Qualidade de Vida no Trabalho em empresas como: Sebrae,  Embrapa, Sindicato dos Bancários, Canespe, Incra, Natura e Fundação Ceres do Banco do Brasil.

Foi somente após todas essas ricas experiências de ensino é que fui chamada a ensinar a outros instrutores.  Até o momento ministrei 15 Cursos de Aprofundamento e Formação de Instrutores de Yoga, sendo 12 turmas em Brasília, uma em Alto Paraíso e duas em Pirenópolis.

 

A primeira edição aconteceu em 1997 na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília / UnB - uma das mais importantes Universidades Federais do Brasil, com certificado emitido pela Escola de Extensão.  As demais turmas aconteceram em minha própria escola - Lakshmi Yoga Vidya - e em espaços parceiros,  com certificados reconhecidos pela Aliança do Yoga. 

 

Formei cerca de 250 Instrutores de Yoga com excelência técnica e filosófica, que hoje ministram aulas com sucesso em diversos estados do Brasil e até no exterior (Argentina, Canadá, Suíça, Espanha, Portugal e Itália).

Há 35 anos venho transmitindo os ensinamentos do Yoga com amor e dedicação, numa abordagem não dogmática, holística e multidisciplinar, em sintonia com uma nova consciência planetária. Tenho me aprimorado pela pesquisa incansável e pelo aprendizado multifacetado, desenvolvendo um estilo próprio de ensinar, onde reúno a essência de cada linha dentro de minha percepção multidimensional, integrando os conhecimentos tradicionais e contemporâneos, visão filosófica oriental e visão científica ocidental. Acredito estar cooperando no processo de autoconhecimento e auto-aprimoramento de todas as pessoas que chegam a mim.

Sou infinitamente grata ao Universo, aos meus Mestres e Guias na Terra e no Plano Espiritual, à minha família, ao meu círculo de amig@s, aos estudantes e clientes que confiam nos serviços que ofereço e sempre me ensinam, compartilhando experiências de vida e interagindo com afeto.

OM TAT SAT! NAMASTE!

Show More