top of page

Sandro Shankara

Formação em Náda Yoga e Mantra Terapia Multidimensional

INTRODUÇÃO

Desde tempos imemoriais, as tradições sapienciais dos povos ao redor de todo o mundo têm sido plenamente conscientes de até que ponto o som é um elemento particularmente eficaz para curar as pessoas, abrir o coração e expandir a consciência. Em todas as direções, através de mantras, salmos, gongos, flautas, tigelas tibetanas, maracás e tambores, o som tem sido usado sempre pelos xamãs, magos, monges e yogis como ferramenta fundamental por ser talvez o ambiente perceptual mais sutil à nossa disposição para se comunicar com o inominável. Esta aproximação é particularmente importante para as tradições espirituais da India, onde todo o universo é concebido como vibração: tanto nos vedas e upanishads quanto nos yoga sutras, os tantras, os tratados de hatha yoga medievais e os ensinos de diversos mestres mais contemporâneos, em suma, em toda a história do yoga é ressaltada a importância da vibração como a forma de absorção meditativa (laya) mais acessível e poderosa, sendo o meio mais sutil e primário ao nosso alcance (o mais próximo do inefável). Com base nesta visão tradicional (muitas vezes esquecida na "importação" moderna do yoga no Ocidente), assim como na nossa própria experiência ao longo de anos de prática e ensino, propomos uma oficina introdutória sobre as qualidades relaxantes, energizantes e harmonizadoras (a nível físico, energético, mental e espiritual) do yoga do som.  (Victor Cruz)


 

SOBRE O CURSO

A Realização do Curso de Formação de Nada Yoga e Mantraterapia Multidimensional, numa parceria entre Lakshmi Yoga Vidya e professores/músicos convidados nos meses de junho e setembro de 2018, maio e julho de 2019.

 

O curso é composto por  04 módulos presenciais de 25 horas cada (100 horas), intermódulos online (30 horas), grupos de estudo orientados extra-classe (20 horas), estágio supervisionado (30 horas) e de um trabalho de reflexão acerca do aprendido (20 horas), totalizando 200 horas, nas datas previstas para:

Módulo I: 13, 14 e 15 de julho – sexta, sábado e domingo – Sandro Shamkara.

Intermódulo: agosto (online)

Módulo II: 07, 08 e 09 de setembro - sexta sábado e domingo - Alba Lírio

Intermódulo: outubro (online)

Módulo III:  maio de 2019 - sexta sábado e domingo - Jorge Peña

Intermódulo: junho (online)

Módulo IV: julho de 2019 - sexta sábado e domingo - Victor Cruz e Gabi Terra

Intermódulo:  agosto (online)

 

OBJETIVO

Capacitar pessoas interessadas dentro da Filosofia do Yoga, do Ayurveda e das Terapias Integrativas, para atuarem como mantraterapeutas e musicoterapeutas multidimensionais.

 

A quem é dirigido? Instrutores de Yoga, Músicos, Psicólogos, Terapeutas, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Atores e áreas afins.

 

Pré-requisitos: Ensino médio completo. Prática pessoal de Yoga comprovada por 06 meses, antes e durante o período de formação.

Metodologia:

 

Serão utilizados recursos audiovisuais (som, vídeo e data show), vivências musicais, yoga, exposição dialogada, estudo dirigido online, atendimento individual e trabalhos em grupo.

*Podem haver reestruturações dos temas conforme necessidade da turma

Viajando pelo Brasil (e pelo mundo) pude perceber as qualidades e deficiências dos praticantes e estudantes de Yoga. Mitologia hindu, pronuncia (sânscrito), técnica vocal, práticas em grupo, Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e práticas avançadas que conduzem a experiências transcendentais.


Pratico Bhakti Yoga regularmente desde 1997 e nesta proposta trago minha experiência prática e teórica. Como músico profissional sou formado pelo Conservatório Brasileiro de Música como Bacharel em Musicoterapia, tenho a carteira nacional da Ordem dos músicos do Brasil e realizo trabalhos para grandes empresas como: Rede Globo, Petrobrás, produtoras musicais, entre outras.

Sandro Shankara

O curso se encaixa dentro do programa de aulas de Formação de Yoga aonde trago módulos com temas variados. Todos os assuntos abordados são independentes, ou seja, não estão interligados, podendo ser apresentado de acordo com a necessidade da grade do curso. Cada módulo tem a duração de 4hs. 

 

Módulo I

 

1. Om - O som do universo

2. Musica Milenar da India (vedas)

3. Pronuncia e significados e sáncrito

4. Os principais cantos das aulas de Yoga

5. Mantra Yoga - Pratica de grupo

6. Mitologia Hindu: Ganesha, o Deus removedor de obstáculos
7. Cantos sagrados para Ganesha
8. O Canto da Índia
9. Mantra Yoga - Prática de grupo

 

Módulo 2

 

10. Etimologia do Mantra
11. Os Deuses da Índia: Brahma, Vishnu e Shiva
12. Mantra Yoga – prática de grupo
13. Mantra como ferramenta de meditação

14. As Deusas da Índia: Sarasvati, Lakshimi e Durga
15. Mantra Yoga – prática de grupo
16. Os 6 alicerces do mantra
17. O mantra dos chakras

Módulo 3

18. Música Clássica Indiana
19. Instrumentos Indianos
20. Raga – a melodia da Índia
21.  Tala – o ritmo da Índia
22. Prática de canto indiano
23. Como tocar Kirtans e Mantras em grupo

24. Tvameva Mata - Oração do Mestre
25. Purnamadath - Mantra da Plenitude
26. Tryambakam - Mantra da Transformação
27. Saha Na Vavatu - 5 pedidos pela Paz
28. Ganesha Stotram - estrofes para Ganesha
29. Gayatri Mantra - O mantra da iluminação
30. Sarasvati Vandanam - canto para a Deusa do conhecimento

 

Módulo 4

33. Principais pronúncias dos: Chakras, Asanas, Termos do Yoga, Filosofia Vedanta, Prática de cantos Vedicos.

34. O princípio Guru x Discípulo
35. Os três aspectos divinos (Guru Brahma)
36. Os mestres contemporâneos

37. Bhakti Yoga: a prática da devoção
38. Como criar sua Sadhana (prática pessoal).
39. Meditação do mestre interior

40. Conclusão do Curso rcom linda Puja (cerimônia Vedica) com fogueira do Karma e show de Mantras na Entrega dos Certificados.

 

 

Alba Lírio é artista, jornalista, escritora e professora dirigente no Brasil da The Vox Mundi School of the Voice, escola fundada há 30 anos pela premiada compositora Silva Nakkach, com sede em São Francisco, California, cuja metodologia de ensino está organizada no programa intitulado Yoga da Voz. O trabalho reúne técnicas orientais e ocidentais para o desenvolvimento da voz como arte e prática espiritual, em permanente diálogo entre tradição e contemporaneidade. Formada em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio, em música vocal na The Vox Mundi School, teve a oportunidade de estudar com alguns dos grandes mestres da música e da dança clássica e contemporâneas, entre eles Silvia Nakkach, o Maestro Ali Akbar Khan, Prof. Ritwik Sanyal (música); Gill Anthony e Graciela Figueroa (dança), além dos mestres da cultura popular brasileira com quem teve a honra de conviver e aprender. Regularmente, ministra cursos, no país e no exterior, sendo professora convidada para palestras e oficinas sobre seu trabalho em universidades e outras instituições dentro e fora do Brasil.

 

Trata-se de um workshop teórico-vivencial em que, partindo da noção primeira da voz como um dispositivo energético, o participante tem a oportunidade de aprofundar sua escuta, tomar consciência do som, conhecer e liberar seu potencial vocal e refinar sua apreciação sobre a arte da música e do canto como uma experiência estética e espiritual.

 

Tal como um yoga corporal, o Yoga da Voz é estruturado metodologicamente em diferentes etapas de fundamentos teóricos e de práticas que vão do som ao canto devocional, das raízes culturais à transcendência, constituindo-se numa via de acesso única e integrada rumo ao desenvolvimento e à transformação pessoal.

 

 

ALGUNS TÓPICOS

 

  1. O Corpo da Voz: exercícios de respiração e consciência corporal, aliados a sons e sílabas raízes capazes de revitalizar os centros de energia, garantir o livre fluxo da voz e a integração corpo-mente-voz.

  2. Som, Voz e Yoga: apresentação de uma estrutura fundamental na integração do som, yoga e canto, baseada em repertório multicultural de tradições vocais milenares, a práticas e técnicas contemporâneas de    desenvolvimento da voz.

  3. A Devoção através do Som: os yogas, melodias medicinais, cantos rituais e devocionais de diferentes  tradições culturais que elevam o espírito e celebram a vida.

  4. O equilíbrio dos cinco elementos: o que a música, a voz e o movimento pode fazer por isto.

  5. A Arte da Melodia: movendo a Voz como Energia. Afinação musical e espiritual. A Inspiração que vem das    ragas: beleza e emoção no canto da India clássica.

Victor G. Cruz é licenciado e mestre em filosofia, praticante comprometido e estudioso da tradição do yoga e as suas sendas desde 2009, assim como músico centrado no canto de mantras e no canto clássico indiano dhrupad. Dedica-se, desde 2013, a compartilhar o yoga integral, focando no nāda yoga (yoga do som), na filosofia do yoga e na ligação com o Ayurveda como ciência da saúde, através de sessões de grupo e individuais, cursos, oficinas, shows e retiros vivências dentro dos projetos anāhata nāda yoga e saṃtoṣa āyurveda (com a terapeuta Ana Gabriela Terra). Atualmente, ele vive uma vida nômade entre Índia, Nepal, Brasil e Espanha, com dedicação integral à prática, ensino e estudo: imerso na pesquisa do canto dhrupad (guiado pelos seus mestres, os Gundecha Brothers), aprofundando no yoga como caminho vital iluminado por seu guru Sri Prem Baba, formando-se em ayurveda e filosofia védica com Swami Narayanananda (Doutor José Ruguê) e complementando a sua formação inicial em Satyananda Yoga com o estudo da tradição de Iyengar e Krishnamacharya.

 

Esta oficina, destinada a qualquer pessoa (praticantes e professores de yoga, terapeutas, músicos e qualquer pessoa interessada em meditação em geral) independentemente do seu nível de experiência, oferece uma oportunidade de compreender os fundamentos básicos e experimentar diretamente os efeitos do nāda yoga em nosso sistema.

 

Conteúdos: • Filosofia e conceitos fundamentais do nāda yoga: • ahata e anāhata nāda. • os quatro níveis do som e a sua aplicação na prática do nāda yoga: • vaikhari (som audível) • madhyama (som energético, nível intermédio) • paśyantī (som arquetípico, iluminado) • parā (som transcendental, além) • Técnicas yóguicas de meditação na escuta profunda: • Parâmetros para expandir o foco da atenção  na escuta externa. • Nāda yoga nidra. • Absorção meditativa mediante a escuta do som primordial interno (anāhata nāda). • Técnicas yóguicas de meditação na emissão do som através da voz: • Articulação fonética do alfabeto sânscrito e seus principais bīja mantra: cosmologia u. • O canto natural segundo a linhagem dhrupad de nāda yoga:: voz clara, livre e estável. O canto com bordão: micro-afinação na fusão entre a voz e o som de base. • O canto de ॐ: o som primordial.

Este curso se trata de uma introdução detalhada da teoria e prática da meditação com mantras. Algumas ferramentas fundamentais para a prática pessoal são oferecidas para os alunos, assim como uma exposição dos aspectos teóricos chave para se iniciar na profunda e ancestral tradição dos mantra no yoga.

 

  1. Introdução geral:  O que é mantra e por que praticá-lo?

  2. Descrição dos três pilares complementares na prática do Mantra Yoga: palavra, som e devoção.

  3. Apresentação teórico-prática dos seis aspectos ou regras no canto dos mantras na Taiterya Upaniṣad:

  4. Varna (sílabas, articulação: o fator fonético).

  5.  Matra (duração da recitação das vogais que constituem cada sílaba: o fator temporal).

  1. Balam (força de enunciação de cada sílaba: o fator dinâmico).

  2.  Santana (pontuação, pausas: o fator rítmico).

  3. Svara (nota, afinação: o fator sonoro).

  4. Sama (continuidade melódica no enlace sucessivo dos svara: o fator musical).

  1. Aproximação ao alfabeto sânscrito para a correta pronúncia das sílabas (varna), duração (matra), força de articulação (balam) e pontuação  (santana).

  2.  O canto com voz natural: como abrir e virar conscientes de nossa voz natural segundo a cultura vocal dos mantra, como desenvolver um som claro, livre e estável seguindo as técnicas do dhrupad (derivação “musical” do canto de mantras que constitui a tradição mais ancestral e meditativa da música clássica hindustânica).

  3.  O canto com bordão: como gerar consonância (samvad) entre a voz e o  bordão, obtendo assim o efeito característico de afinação para cada som (svar) e a continuidade melódica (sama). 

  1.  Introdução à teoría, prática e evolução das diferentes formas melódicas no canto de mantras: 

  2. Canto monotonal: uma nota constante.

  3. Canto tritonal: alternância das três notas “mágicas” (udatta, anudatta e svarita).

  4. Canto politonal: desenvolvimento dos rāgas (escalas modais), surgidas a partir do canto do sāma veda.

  1. Tipos de mantras, formas de praticá-los e aplicações específicas.

  2.  Que é um japa mala e como usá-lo. Tipos de mala e as suas propriedades.

  3.  Integração vivencial de todo o programa através do aprendizado e da prática grupal de alguns dos mantras fundamentais para a tradição do yoga.
     

bottom of page